Como um requisito normativo é tão pouco auditado, mas tão importante para a sobrevivência da organização.
Caros leitores do blog Análise Crítica. Há requisitos da ISO 9001 que são pouco ou às vezes nem auditados, ou que foram muito auditados no passado e hoje passam a ser mais contos de treinamentos, como é o requisito 5.2 Política da Qualidade.
Vamos comentar sobre o item 7.1.6 Conhecimento Organizacional. Este é um requisito que deveria ser atendida por um dos processos cuja responsabilidade é da Alta Direção. Explico o porquê. Os produtos, serviços e processos atualmente têm um tempo de vida menor no mercado, devido à obsolescência (atualizações), substituição, moda, legislação, fatores ambientais ou outras.
Portanto, cabe à alta direção estabelecer uma sistemática para analisar a relevância do conhecimento atual, avaliar a tendência e buscar fontes de conhecimento adicional e suas atualizações.
Segue alguns exemplos que sofreram este desaparecimento, substituição etc.:
· Profundo conhecimento de ISO 9001 versão 1987, substituído pela versão atual 2015;
· Fabricante de máquina de escrever, substituído pelo computador (este substituiu uma série inclusive de serviços em conjunto com a internet);
· Carburadores, substituídos pela injeção eletrônica e logo, logo pelo sistema elétrico dos motores elétricos;
· Meios impressos sendo substituídos por meios digitais;
· Fotografia analógica sendo substituída por meio digital.
Os exemplos acima foram substituídos ou desapareceram em questão de horas? Ou levaram meses, anos, décadas? Muitas vezes fazemos previsões e estratégias erradas baseadas em dados e informações de especialistas totalmente equivocado. Basta ver algumas delas a seguir:
"Quando a Exposição de Paris [de 1878] terminar, a luz elétrica se fechará com ela e não mais se ouvirá falar dela." - Professor de Oxford Erasmus Wilson.
"O mercado potencial mundial para máquinas copiadoras é de, no máximo, 5.000." - IBM para os eventuais fundadores da Xerox, 1959.
"Não há a menor indicação de que a energia nuclear será obtida. Isso significaria que o átomo teria de ser destruído à vontade." - Albert Einstein, 1932.
"Máquinas voadoras mais pesadas do que o ar são impossíveis." - Lord Kelvin, matemático, físico britânico e presidente da British Royal Society, 1895.
Portanto, caros leitores, comecem a avaliar este requisito da norma dentro do seu sistema de gestão da qualidade ISO 9001, façam o mesmo, auditores. Assim, vocês estarão contribuindo para que a organização se mantenha viva no mercado, pois o conhecimento organizacional atualizado reduzirá seu risco de virar um dinossauro. Ainda há tempo, desapegue-se de produtos, serviços e processos atuais. Não enfie a cabeça no buraco fingindo que nada irá ocorrer com você, não sofra da síndrome do avestruz.
Gostou deste post e da proposta do blog? Que tal o Análise Crítica? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre o Análise Crítica, clique aqui. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – LinkedIn.
Comentários